Portal de negócios
INVE$TCERTO

Notícia voltar

28 de setembro de 2015

Greve do INSS é encerrada na maior parte do país

Greve do INSS é encerrada na maior parte do país

Greve do INSS é encerrada na maior parte do país
Paralisação dos funcionários durou 78 dias.
Entre reivindicações de funcionários estava reajuste salarial de 27,5%.

Após 78 dias, a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encerrada na maior parte do país. No entanto, o atendimento será retomado apenas na semana que vem. Ainda vai ser definido – com o governo e com os grevistas – se haverá plantão para repor o tempo parado. As informações são do "Bom Dia Brasil".
Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem, e outra em janeiro de 2017. A situação já está definida nos estados do AC, AL, AM, AP, DF, ES, MA, PA, PB, PE, PI, SE e SP. Em CE e SC, os servidores já aprovaram o indicativo de fim da greve.
No entanto, alguns estados ainda farão assembleia para definir e oficializar a retomada ao trabalho. É o caso de MT, RS e RR.

Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação.
Os funcionários pediam reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.
Além dos servidores administrativos, os peritos do INSS também estão em greve em todo o país. A paralisação começou no último dia 4 e, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos em Previdência Social, ainda não há previsão de fim do movimento.

Veja abaixo a situação em cada estado:

ACRE
Após mais de 70 dias em greve, os servidores do INSS do Acre decidiram suspender a paralisação no estado. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Acre (Sindsep-AC), o atendimento deve ser normalizado a partir do dia 1° de outubro.

ALAGOAS
Os trabalhadores do INSS de AL vão voltar ao trabalho na próxima terça (29), encerrando assim a greve que durou 78 dias.
AMAPÁ
Os servidores do INSS do AP decidiram encerrar a greve no início deste mês. De acordo com o sindicato, todos os serviços estão sendo realizados desde o dia 8.

AMAZONAS
Após 50 dias de greve, os servidores do INSS do AM devem voltar ao trabalho nesta segunda-feira (28). De acordo com Afonso Nascimento, do comando de greve, a categoria acatou o reajuste proposto pelo governo.

BAHIA
Os servidores do INSS na Bahia decidiram suspender a greve da categoria em assembleia nesta sexta-feira (25), em Salvador, segundo informou ao G1 Ricardo Sampaio, coordenador do comando de greve baiano. A paralisação no estado começou no dia 7 de julho.Os servidores aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%.

CEARÁ
Os servidores do INSS do CE decidiram nesta sexta-feira (25) encerrar a greve em assembleia realizada nesta tarde. Os funcionários ficaram 81 dias de parados. A retomada do atendimento ao público ocorre só na terça-feira (29).

DISTRITO FEDERAL
Servidores decidiram suspender a greve iniciada há 75 dias no Distrito Federal, mas permanecem em "estado de greve". Os atendimentos devem ser normalizados a partir da próxima quarta-feira (30).

ESPÍRITO SANTO
A paralisação dos servidores do INSS do ES terminou nesta sexta (25). Os trabalhadores decidiram aceitar o reajuste proposto pelo governo federal, de 10,8%. Das 32 agências do estado, 20 haviam aderido à greve. Os atendimentos deverão ser retomados nesta segunda-feira (28).
GOIÁS
Após 78 dias de paralisação, os servidores administrativos do INSS de GO decidiram suspender a greve durante assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (25). Eles aceitaram a proposta do governo, mas só pretendem voltar a atender a população na quarta-feira (30). No entanto, os médicos peritos continuam em greve.

MARANHÃO
Servidores do INSS do MA decidiram em assembleia suspender a greve. O retorno às atividades será a partir de terça-feira (29). A estimativa é que seja necessário um ano para que todos os processos do órgão sejam colocados em dia por conta da greve.

MATO GROSSO DO SUL
A greve que durou quase três meses no INSS de MS chegou ao fim na noite desta sexta (25). Os servidores aceitaram a proposta do governo federal e suspenderam a paralisação. Os atendimentos deverão ser retomados na quarta-feira (30).

MINAS GERAIS
Os servidores do INSS em Belo Horizonte decidiram, nesta sexta-feira (25), suspender a greve da categoria. A paralisação havia começado em julho e afetou o atendimento nas agências da capital e do interior. Porém, não há previsão para que os servidores voltem ao trabalho já que o retorno depende da assinatura da proposta por parte do governo federal.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do INSS em MG, a tendência é encerrar a greve na capital mineira e retornar ao trabalho na segunda-feira (28). Em outras regiões do estado, assembleias estão previstas em Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Uberaba, ainda nesta sexta-feira (25).

PARÁ
Os funcionários do INSS do PA decidiram suspender nesta sexta-feira (25) a greve da categoria, que havia sido iniciada no dia 7 de julho. A paralisação foi interrompida após o governo anunciar mudanças na carreira da previdência.

PARAÍBA
A greve dos servidores do INSS da PB foi encerrada após 75 dias. Cerca de 3 mil pessoas ficaram sem atendimento durante a paralisação. O atendimento deve ser retomado na quarta-feira (30).

PARANÁ
No Paraná, a greve dos funcionários do INSS durou 80 dias e também chegou ao fim nesta sexta-feira (25). Porém, ainda não há definição de quando as 74 agências do estado voltarão a funcionar normalmente.

PERNAMBUCO
Os servidores do INSS em Pernambuco decidiram encerrar a paralisação após assembleia realizada nesta quinta-feira (24). A categoria aceitou a proposta do Governo Federal, formalizada na quarta-feira, e vai retomar o atendimento ao público na terça-feira (29).
Em Petrolina, no Sertão pernambucano, a greve durou 78 dias e também chegou ao fim.

PIAUÍ
A greve dos servidores do INSS do Piauí terminou nesta sexta-feira (25). O movimento afetou 32 agências no estado, sendo seis em Teresina e 26 no interior. No entanto, os peritos do órgão ainda seguem paralisados.

RIO DE JANEIRO
Os servidores do INSS do Rio decidiram pelo fim da greve em assembleia na tarde desta sexta-feira (25). O retorno do atendimento nas agências, no entanto, só acontece na quarta-feira (30).

RIO GRANDE DO SUL
As agências do INSS do Rio Grande do Sul seguem com serviços afetados em função da paralisação dos servidores. Nesta sexta-feira (25), a greve completa 81 dias, e ainda não há uma data para a volta dos atendimentos.

RORAIMA
A greve do INSS de RR continua e já dura 56 dias. De acordo com o representante do Comando de Greve, a paralisação deve ser mantida até a assinatura do acordo, o que deve ocorrer até quarta-feira (30).
SANTA CATARINA
Os trabalhadores do INSS de Santa Catarina aprovaram o indicativo de finalizar a greve da categoria, que começou em 7 de julho. Nesta sexta-feira (25), a paralisação chega ao 81º dia no estado. De acordo com Luciano Veras, coordenador do sindicato da categoria no estado, a decisão final deve ocorrer nesta sexta ou no fim de semana.

SÃO PAULO
Os funcionários do INSS de São Paulo também optaram pelo fim da greve. De acordo com o sindicato, a decisão foi encaminhada à plenária nacional dos funcionários, em Brasília, que vai decidir os rumos da paralisação nos outros estados e a data de retorno ao trabalho de todos os grevistas, também em São Paulo.
Na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, a greve que durou mais de dois meses foi finalizada, e o sindicato da categoria na região estima que as atividades sejam normalizadas entre segunda (28) e quarta-feira (30).
Em Campinas, os servidores do INSS devem retomar o trabalho até sexta-feira (2). Já em Piracicaba, a retomada ao atendimento deve ocorrer na próxima terça (29).
Em Jundiaí, as agências do INSS devem retomar o atendimento na quarta (30). Já em Sorocaba e Itapetininga, ainda não há data prevista para que a situação volte a ser normalizada.
Em Presidente Prudente e região, após 60 dias de paralisação, as agências do INSS voltarão a funcionar normalmente nesta segunda-feira (28). Em Bauru e Marília, a greve dos servidores do INSS também chegou ao fim, porém o atendimento à população só volta na terça-feira (29).

SERGIPE
Os servidores do INSS de SE decidiram nesta sexta (25) encerrar a greve, que já durava 78 dias. O atendimento, no entanto, só deverá ser retomado na terça (29). Quase 100% dos servidores haviam aderido à paralisação.
TOCANTINS
No Tocantins, apesar de também ter sido decretado o fim da greve dos servidores do INSS, o atendimento à população só deve ser retomado na semana que vem, segundo representantes do movimento grevista. A previsão é de que as agências reabram na terça (29) ou quarta (30). 


Fonte:http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/09/greve-do-inss-e-encerrada-na-maior-parte-do-pais.html